10 anos do Teatro Fernando Torres

19 set 2022

No mês de agosto de 2022, o Teatro Fernando Torres completou dez anos de história.

Inicialmente idealizado pelo Padre Félix Conde, então Diretor do Colégio Agostiniano Mendel, o Teatro seria apenas um auditório para acomodar pais e famílias durante as reuniões escolares. Mais tarde, já na gestão do Diretor Eduardo Flauzino Mendes, o plano foi ampliado e o espaço passou a ser um local não apenas para utilização escolar, mas também para benefício cultural da população da Zona Leste de São Paulo. O espaço foi tão benquisto na região que, em 2012, foi classificado como 4 estrelas pela Folha de São Paulo, que avaliou os 60 maiores teatros da capital.

O nome escolhido para a sala de espetáculos, localizada no complexo do Colégio Mendel, foi uma sugestão da madrinha do Teatro, a atriz Fernanda Montenegro, como forma de homenagear seu falecido marido, o diretor, produtor e ator brasileiro Fernando Torres, que nos deixou em 2008.

Para comemorar a primeira década do Teatro Fernando Torres, a SAEA proporcionou, no dia 23 de agosto, um evento incrível com a ilustre presença de Fernanda Montenegro e da Orquestra Brasil Jazz Sinfônica, regida pelo maestro Ruriá Duprat, que apresentou um repertório exclusivo composto por clássicos de filmes e novelas estrelados por Fernando Torres, como Baila Comigo e Amor com Amor se Paga.

Além da apresentação musical, a noite do evento foi marcada pela intervenção artística Vozes de Fernando, dirigida pela Professora Carmen Rosa, do Fundamental II do Mendel, na qual alunos do Colégio protagonizaram trechos de falas públicas e novelas do referido ator, e homenagens à Fernanda.

Ao final do evento, a atriz subiu ao palco emocionada e com os olhos marejados, sob muitos aplausos, e compartilhou palavras de agradecimento por todo o carinho recebido na ocasião.