You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

saea +
art of love

A SAEA, Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência, é uma instituição civil e filantrópica, sem fins lucrativos, que mantém projetos educacionais e assistenciais.

O grupo é mantenedor de três reconhecidos Colégios Agostinianos: São José (SP), Mendel (SP) e Nossa Senhora de Fátima (GO). Além das escolas, a instituição também mantém, como parte do trabalho assistencial, quatro creches e dois restaurantes populares, atendendo, gratuitamente, crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social: Creche Santa Rita, Santo Antônio, Santa Mônica (SP) e Santa Rita de Cássia (GO), e Restaurantes Populares Santo Agostinho (SP).

Já o Art of Love, é um movimento artístico itinerante que apresenta 70 esculturas gigantes em formato de coração espalhados por pontos de grande circulação em São Paulo. As obras são pintadas por talentosos artistas a partir de histórias que inspiram amor.

Ao conhecer o projeto, a SAEA imediatamente se identificou com a proposta. Além de uma oportunidade para homenagear uma história especial com personagens inspiradores, colocar o coração em tudo o que fazemos faz parte da nossa identidade.

Transformar o mundo por meio da educação é o que nos move. Por isso, ao final da exposição, os corações serão leiloados e 50% do valor líquido arrecadado será destinado a ONG SAMARITANO SÃO FRANCISCO DE ASSIS.

Localizada no bairro Vila Gomes Cardim, Em São Paulo, foi fundada em 1997 e realiza atividades voltadas à Assistência Social, Educação Infantil e Direitos Humanos, para crianças, adolescentes, mulheres, idosos e população em situação de rua. A instituição já impactou mais de 8 milhões de pessoas por meio de 900 mil atendimentos/ano.

Conheça mais sobre o trabalho em https://ongsamaritano.org.br/.

Educar: uma missão de amor

O Brasil possui, atualmente, de acordo com o Censo Escolar, cerca de 2,2 milhões de professores na educação básica, que compreende a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Diariamente, esses profissionais  desdobram-se em uma rotina que envolve preparar e ministrar aulas, corrigir atividades e se atualizar, continuamente, em sua área. Mas, além das atribuições acadêmicas, a equipe pedagógica atua, ainda, como mediadora de conflitos familiares, apoio psicológico aos alunos, e possui papel decisivo na construção de um futuro melhor.

Em março de 2020, a pandemia do Covid-19 obrigou as escolas brasileiras a fecharem suas portas. Mais de 47 milhões de alunos, com idade entre 4 e 17 anos, viram seu direito à educação ameaçado pelo coronavírus. Os professores foram chamados a um dos maiores desafios de suas vidas, dar continuidade ao ensino, mesmo à distância.

A tristeza no olhar dos mestres era visível, muitos recolheram seus pertences e deixaram as escolas com lágrimas nos olhos e sensação de impotência, sem previsão de retorno às salas de aula. As despedidas dos alunos foram dolorosas. Mas, por detrás da dor, existia amor.

O amor em ensinar transformou nossos mestres em heróis. Em pouco tempo, os professores reinventaram-se e, de suas casas, transformaram o desafio em criatividade, paredes em lousas, celulares em câmeras, tristeza em motivação. Por meio de computadores, celulares ou atividades impressas entregues, periodicamente, aos que não têm acesso à tecnologia, grande parte dos alunos puderam seguir em seus estudos. Muitas vezes enfrentando o medo e a falta de recursos, os professores seguiram firmes em seus objetivos em prol da educação.

Aos poucos, os alunos passaram a se acostumar com a nova situação. As câmeras, antes fechadas nas aulas on-line, foram abrindo-se, as mensagens de agradecimento foram chegando e, embora a saudade da escola permanecesse, o sentimento de esperança floresceu.

Os professores lutam, diariamente, pela construção de um futuro mais digno e pela transformação do nosso país por meio da educação, enfrentando, muitas vezes, a desvalorização do seu trabalho. A homenagem da SAEA a esses profissionais inspiradores vai muito além dos muros de nossos Colégios e Creches, ela atravessa as escolas públicas, as comunidades ribeirinhas, indígenas, e atinge a todos aqueles que levam em seu coração a mais linda das missões: EDUCAR.



Agenda

Galeria

Imprensa


Art Of Love no Bom Dia SP

Painel de recados

Deixe seu Recado