Desafios da educação em momentos de epidemia

20 jul 2020

O diretor geral dos Colégios da SAEA, Eduardo Flauzino Mendes, deixou uma linda mensagem sobre a espiritualidade nas escolas pós-Covid-19 durante painel do Educa Week, o maior evento de educação básica do Brasil.

“Tempos difíceis exigem amor ao extremo”, ressaltou Eduardo, logo no início de sua apresentação, que abordou como as escolas passaram a rever a forma de trabalhar com a pandemia e como o amor pode ajudar nessa nova jornada. Segundo o Diretor Geral, o novo cenário mexeu com todas as estruturas de quem trabalha com educação, mas que a espiritualidade tem sido o caminho em busca de uma conexão mesmo em tempos de isolamento social, com a escola assumindo um papel importante para o entendimento e o pertencimento, que devem destacar ainda mais o protagonismo da comunidade. “Quem trabalha com educação tem que ter amor”, completou.

Em sua participação, Eduardo Flauzino também colocou que o foco agora é trabalhar conectados com todas as qualidades que os educadores já tinham, mas com muita transparência: “Só temos a certeza de fazer as coisas muito bem, a segurança do que está fora disso só Deus pode dar para a gente”.

Eduardo também participou de outro encontro virtual importante para discutir a educação pós-Covid-19, na Maratona TOTVS Talks, que reúne personalidades de grandes organizações para debater o cenário de retomada. O diretor relembrou que uma das cenas mais marcantes da pandemia foi ver a dedicação dos professores na preparação para o processo de ensino a distância, com pouquíssimo tempo de adaptação.

Eduardo ressaltou que as famílias também assumiram um papel muito importante e tomaram frente junto à escola no encaminhamento desse novo modelo digital. Em relação aos desafios futuros, deixou um recado: “A dica é não ter medo, a pandemia assustou a todos com algo inesperado, mas tivemos de dar passos em frente. Temos que seguir para encontrar o caminho dessa nova educação, que terá um novo modelo”.