Encontro Pedagógico orienta ano letivo dos Colégios da SAEA

09 fev 2022

O Encontro Pedagógico SAEA 2022 aconteceu entre os dias 17 e 21 de janeiro nos Colégios Agostinianos Nossa Senhora de Fátima, em Goiânia, e Mendel, em São Paulo.

Os colaboradores da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência acompanharam palestras sobre temas pertinentes às suas áreas de atuação, além de participarem de dinâmicas em grupo e momentos de reflexão e oração, conduzidos pela equipe da Pastoral dos Colégios.

Os dias do Encontro foram abertos com as palavras de nosso Presidente, José Florencio, e de nosso Vice-Presidente e Diretor-geral dos Colégios da SAEA, Eduardo Flauzino. Ambos deram discursos incentivadores e importantes sobre o compromisso de exercer o papel de Educador em mais um ano letivo que se iniciou.

A Diretora Pedagógica do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, Adriana Freitas, apresentou aos colaboradores a Campanha da Fraternidade 2022, cujo lema é “Fala com Sabedoria, Ensina com Amor”.

Freitas levantou alguns conceitos que precisam ser trabalhados pela escola, principalmente no cenário pós-pandêmico, como o pensamento crítico e o respeito. Ela destacou também que o papel dos professores é educar com amor e assumir o lugar daquele que corrige, prepara para a vida real, coletiva e social. Além disso, disse que a Educação deve estar presente para capacitar os estudantes a tomarem suas próprias decisões com consciência.

Uma das palestras apresentadas na ocasião foi ministrada pela Psicóloga, Coach e Consultora de Educação Corporativa, Solange Tahira, sobre Liderança na Vida Profissional e Pessoal.

Usando a pandemia como exemplo, Tahira destacou a importância de termos novas perspectivas e olhares, sempre buscando pontos positivos em tudo o que acontece conosco. Afinal, nós temos o poder da escolha e, principalmente, o poder da transformação.

A Coach colocou que a mudança é inevitável e, com a tecnologia, o futuro acaba sendo incerto. Isso pode parecer assustador, mas devemos refletir sempre sobre o real motivo pelo qual estamos com medo e nos colocarmos à disposição para enfrentá-lo.

Os colaboradores assistiram também à apresentação “Conectando Gerações: Entendendo sobre Comportamentos e Tendências”, da Consultora em Inovação, Jaqueline Lamente.

A palestrante afirmou que esta é a primeira vez na história em que as cinco gerações estão juntas e inseridas no mercado de trabalho, o que oferece uma enorme possibilidade de troca: “Quanto mais diverso, mais potente”, comentou Lamente.

Falando sobre Educação, a Consultora destacou pontos importantes sobre as diferentes formas de aprendizado de cada uma das gerações e afirmou que, devido a comportamentos distintos, é indispensável a busca pela conexão com o outro, cultivando relações baseadas em aprendizagem mútua.

Crescendo nas Crises: Atitudes e Comunicação Não-violenta” foi outra interessante palestra do Encontro Pedagógico, ministrada pelo Mestre em Educação e Consultor da ONU, Luís Henrique Beust.

Ele refletiu sobre o poder dos atos e palavras como ferramentas para diálogos mais empáticos e que promovem o desejo de crescimento. Beust apresentou o conceito do estudo chamado “O Poder do Ainda”, que nos coloca como seres em processo de transformação e aprendizado contínuo.