SAEA promove Encontro de Líderes com palestras sobre Gestão e Educação

20 nov 2021

Após um longo período de trabalho remoto, os representantes das equipes administrativas e pedagógicas da SAEA, de São Paulo e Goiás, puderam finalmente se reunir presencialmente para o 2º Encontro de Líderes e Gestores, que aconteceu no dia 18 de setembro.

O evento contou com dinâmicas em grupo para os colaboradores e palestras sobre temas relacionados às áreas de Gestão e Educação, além de momentos de oração com a Pastoral e, claro, muita descontração.

Os participantes tiveram a oportunidade de assistir à palestra da Psicóloga, Coach e Consultora de Educação Corporativa, Solange Tahira, sobre Gestão de Pessoas e Empreendedorismo.

A Psicóloga destacou a importância de quem está à frente de uma equipe ser um exemplo para seus liderados com sua motivação, sua forma de pensar, agir e liderar.

Dessa forma, além de um bom clima organizacional, a mensuração da qualidade de desempenho da equipe, a inteligência colaborativa e a capacidade de “sonhar o sonho coletivo” podem ser ainda mais valorizados.

Tahira também destacou o compromisso do gestor em ser um agente de mudança, sempre aberto a compartilhar conhecimentos, questionamentos e sanando dúvidas para um crescimento e aprendizado sinérgico.

Entre os principais estilos de liderança listados pela palestrante estão: o facilitador, que ajuda no desenvolver das pessoas; o mediador, que almeja a entrega de resultados; e o estratégico, que atua visando o futuro. A maneira como cada profissional lidera o seu grupo impacta diretamente no
desenvolvimento e no rendimento do setor, por isso é imprescindível que haja sempre equilíbrio entre os âmbitos técnico e comportamental.

Outro painel apresentado no Encontro de Líderes foi ministrado pela Diretora Pedagógica do grupo SOMOS Educação, Tania Fontolan, trazendo reflexões referentes à Transição para a Escola Digital.

A pandemia provocou grande aceleração no que diz respeito ao digital. “Tudo se transforma muito rápido e é fundamental acompanhar tamanha evolução”,
colocou Fontolan. Assim, faz parte da metodologia das escolas preparar os alunos para as interações no espaço virtual.

De acordo com ela, os nascidos na Geração Z, apesar de terem acesso rápido às informações e viverem sempre conectados, utilizam a Internet apenas para o entretenimento e não para uma busca ativa de conhecimento. Com a carência de educação digital, será necessário introduzir a tecnologia de forma
estratégica nas propostas pedagógicas do cenário pós-pandêmico.

Para a Diretora Pedagógica, o professor deverá apoiar o refinamento do conhecimento digital e auxiliar no encontro do equilíbrio no que se diz respeito à tecnologia, uma vez que essa ferramente jamais substituirá por completo o contato presencial no meio escolar.

A última palestra do Encontro foi proferida pela Pedagoga, Mestre em Educação e Doutora em Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano, Lilian Bacich, sobre Competências e Habilidades na Educação.

Bacich comentou sobre os Eixos Estruturantes, que têm como objetivo integrar diferentes arranjos dos Itinerários Formativos do Ensino Médio – ou seja, a parte flexível do currículo – para conectar experiências educativas com a realidade contemporânea e desenvolver habilidades relevantes para a
formação pessoal, profissional e cidadã dos alunos.

Para benefício dos educandos, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabeleceu algumas competências para que um profissional possa atuar no âmbito da Educação Básica de forma completa: conhecimento especializado, prática e engajamento profissional. A Doutora acredita que é preciso ainda
levar em conta elementos de ensino eficientes para agregar valor à didática,como o uso de metodologias ativas, foco no conhecimento pedagógico do conteúdo, trabalho colaborativo entre pares e coerência sistêmica.

O 2º Encontro de Líderes e Gestores trouxe muito conteúdo interessante e importante para que a equipe da SAEA possa colocar em prática novas estratégias pedagógicas e alcance seus objetivos de levar uma educação humanizada e excelência de ensino para todos os alunos.