Semana Pedagógica Administrativa 2023 inspira e orienta os colaboradores SAEA para o ano letivo

31 jan 2023

Durante o mês de janeiro, ocorreu a Semana Pedagógica Administrativa SAEA 2023 para todos os Colégios do Grupo. No estado de São Paulo, o evento ocorreu entre os dias 16 e 20 de janeiro nos Colégios Agostinianos Mendel e São José, da cidade de São Paulo, e no Colégio Liceu Vivere, em Pirassununga. No Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, em Goiânia, a Semana Pedagógica ocorreu entre os dias 11 a 13. 

A abertura da Semana Pedagógica ficou por conta das Pastorais  de cada Colégio, promovendo um momento de reflexão, comunhão e devoção. Logo depois, tivemos a fala do nosso Presidente, José Florencio. Em suas palavras, ele reforçou a importância de iniciarmos este ano com olhar mais autêntico perante o relativismo. O nosso diretor-geral Eduardo Flauzino também teve uma fala em que incentivou a todos a trabalhar com propósito. 

Durante o primeiro dia de evento, os Colégios Agostinianos da cidade de São Paulo, Mendel e São José, tiveram uma série de palestras que enriqueceram ainda mais a Semana Pedagógica.

A psicóloga Renata Ishida, do Laboratório Inteligência de vida (Liv), ministrou a palestra “As questões socioemocionais no ambiente escolar”. Saúde mental foi o foco da sua fala, em que explicou a importância de tratar sobre o tema em sala de aula, e também transformar a escola em um ambiente seguro de escuta e fala. Além disso, o Liv ministrou um treinamento para as equipes pedagógicas dos Colégios Mendel e CASJ durante a semana.

Dando continuidade ao primeiro dia, os Colégios de São Paulo tiveram a palestra “A Importância da comunicação eficaz para as organizações”, apresentada pela Cibele Anjos, representante da assessoria de imprensa parceira InPress Porter Novelli. Na oportunidade, ela ressaltou a relevância de termos colaboradores que sejam também embaixadores da instituição, zelando por nossos valores e identidade com responsabilidade. 

O palestrante Mathias Emke foi responsável por encerrar o ciclo de palestras falando sobre o tema “A prática por trás da magia.” Em uma palestra encantadora, ele apresentou exemplos de estratégias utilizadas pelos parques da Disney para criar um ambiente de encantamento, satisfação e acolhimento.

Em Goiânia, os colaboradores da Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima também vivenciaram dias de muito aprendizado. A Me. Maria do Carmo Ribeiro Abreu apresentou a palestra sobre Pedagogia de Projetos, em que coloca o aluno como protagonista da experiência de aprendizagem. Nesse contexto, os projetos pedagógicos são a ferramenta para desenvolver a autonomia, a criatividade e a participação dos alunos. Na oportunidade, ela também explicou sobre a BNCC e metodologias ativas.

Já no Liceu Vivere, ocorreu uma  palestra muito especial com a professora Me. Monique Marcomini, coordenadora pedagógica do Fundamental II e Médio, sobre Aprendizado, didática assimétrica e metodologias ativas.

Confira os melhores momentos no Instagram da SAEA.