Sônia Hess apresenta palestra sobre empreendedorismo feminino

01 abr 2022

Para finalizar as comemorações do mês da mulher, o Colégio Agostiniano Mendel, mantido pela SAEA, realizou no dia 30 de março a palestra “Mulher na Sociedade 5.0: Protagonismo, Liderança e… Ação!”, ministrada por Sônia Hess, Vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil e ex-presidente da Dudalina.

Apresentando para um público composto apenas por mulheres, dentre elas colaboradoras e mães de alunos, Hess contou uma história de aprendizado sobre as origens de sua vasta experiência empresarial, que começou na pequena cidade catarinense de Luiz Alves.

Em meio às dificuldades para sustentar os 16 filhos com a renda da loja da família, uma situação inusitada, ocorrida devido a um tecido errado, revelou o olhar empreendedor da mãe da palestrante, dando início à famosa marca Dudalina.

Hess explica que Dona Adelina era uma mulher muito determinada e não desistia até que conseguisse conquistar todos os seus objetivos. Essa postura fez com que, aos poucos, o império das camisas fosse criado.

Anos depois, Sônia mostrou a mesma determinação da mãe ao chegar à Presidência da Dudalina.

Sua gestão frente à empresa foi repleta de diferenciais para colocar os funcionários como prioridade, empreendendo sempre com amor. “Amor à camisa e às pessoas”, disse ela. Seu lema era participar e compartilhar. “Cuide das pessoas e elas vão te dar muito mais”, comentou.

Nesse contexto, Sônia viu então, no Terceiro Setor, uma ótima oportunidade para juntar o empreendedorismo com o cuidado. Tornou-se Vice-presidente do Grupo Mulheres do Brasil para engajar a sociedade civil na conquista de melhorias, tendo como pauta principal a defesa da liderança feminina na construção de um País melhor.

Por meio de projetos com grandes empresas, o Mulheres do Brasil atua em parceria com diferentes esferas do poder para eliminar as desigualdades de gênero, raça e condição social.

Entre os maiores projetos, está o Fundo Dona de Mim, que tem como objetivo impulsionar, por meio de acesso a crédito, microempreendedoras brasileiras a manterem ou iniciarem uma atividade geradora de renda. Assim, mesmo em momentos de crise, as mulheres que são donas de um negócio não precisam abrir mão de sua empresa, nem de seus sonhos.

Sônia Hess compartilhou dicas de empreendedorismo e posturas importantes para manter a liderança feminina de sucesso em um mundo tão desigual. A maior lição deixada por ela é: “nunca diga ‘não sei fazer’. Aprenda”, que as oportunidades aparecem e conseguimos mudar nossa história.