Desde o começo do ano de 2019, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) passou por mudanças importantes a serem implementadas no processo de ensino e aprendizagem das escolas. A base é responsável por nortear a construção dos currículos e elaboração as propostas pedagógicas, assim como formatos dos materiais e avaliações.
A nova BNCC, publicada em 2017 pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) tem como prazo máximo para a adequação das escolas o início do ano letivo de 2020, contando com a formação de comitês específicos nos estados e municípios para construir os currículos escolares.
Nas escolas e creches do Grupo SAEA de Educação, os alunos e alunas já estavam acostumados com muitas das diretrizes da nova BNCC. Com ensino humanizado e focado em habilidades socioemocionais, formando mais do que estudantes, cidadãos preparados para os desafios do mundo moderno, a SAEA sempre incentivou e desenvolveu o pensamento crítico, a criatividade e outras habilidades fundamentais para crianças e adolescentes.
“A nova BNCC traz importantes diretrizes educacionais. É muito importante que tenhamos uma base comum e conectada com o mundo atual, em que os alunos e alunas não mais são apenas espectadores das matérias. O aluno também deve ser protagonista do seu estudo e é nisso que acreditamos e implementamos em nossas unidades de ensino. Por isso, não tivemos dificuldades na adaptação da BNCC, já era muito do que fazíamos aqui”, afirmou Eduardo Flauzino, diretor-geral dos colégios da SAEA.
O MEC, por sua vez, deve oferecer todo o apoio técnico para o desenvolvimento de competências e habilidades apontadas pela base, promovendo que as escolas invistam em uma formação continuada dos educadores para esse novo cenário, sempre planejando suas aulas com foco na Base Nacional Comum Curricular.
A Base possui 10 Competências Gerais que operam como um “fio condutor”:
1. Conhecimento
2. Pensamento científico, crítico e criativo
3. Repertório cultural
4. Comunicação
5. Cultura digital
6. Trabalho e projeto de vida
7. Argumentação
8. Autoconhecimento e autocuidado
9. Empatia e cooperação
10. Responsabilidade e cidadania
É importante reforçar que as Competências Gerais permeiam da Educação Infantil ao Ensino Médio, mas se desdobram em cada etapa de acordo com as particularidades de cada fase do desenvolvimento dos estudantes.
Comentários