Aluna da SAEA atua como youtuber e ensina matemática na internet

08 dez 2020

Logo no início do ano, o mundo se preparava para enfrentar uma pandemia. Ela chegou de forma brusca e trouxe, consigo, a necessidade de toda a população se manter em distanciamento social.

A forma de trabalhar mudou e a de estudar também, fazendo com que a tecnologia virasse uma grande aliada para manter, dentro do possível, a normalidade da rotina de todos. Além disso, ao passar mais tempo em casa, muita gente acabou ganhando tempo livre para se dedicar ao que realmente gosta.

Esse foi o caso da Catarina Xavier, conhecida na internet como CatMat, aluna do Colégio Agostiniano Mendel, mantido pela SAEA. A menina, que é apaixonada por matemática, tem apenas 12 anos e sonha em trabalhar como produtora de vídeos.

Durante a quarentena, com as aulas do Colégio de forma totalmente online, Catarina, com apoio de sua família, decidiu aliar suas grandes paixões e deu início ao seu canal no Youtube por pura diversão. O que ela não esperava, era o sucesso de seu conteúdo, atingindo a marca de 26 mil inscritos e mais de 13 mil seguidores no Instagram.

No canal de vídeos, CatMat ensina, de forma divertida e simplificada, sobre matemática e dá um show de carisma para as câmeras, arrancando elogios e muitos likes do público.

Em uma entrevista para o Bom dia SP, transmitida pela Rede Globo, a youtuber conta que já pensou em desistir dos cálculos por se sentir desmotivada diante das dificuldades com a matéria, mas, por influência de sua mãe, Evelise Xavier, que sempre aconselhou a seguir em frente e não desistir nos primeiros obstáculos, continuou produzindo conteúdo e compartilhando seu conhecimento com os internautas.

Para a pequena Catarina, o mais gratificante dessa jornada é ver como a matemática é importante para a vida de todos. Segundo ela, muitas crianças mandam mensagens agradecendo a aula em forma de vídeo e dizem que, por meio do conteúdo, conseguiram sanar suas dúvidas e entender a matéria. Além dos jovens, CatMat também já teve feedback de familiares que, em algumas ocasiões, tiveram dificuldades com contas e trocos na hora das compras. 

Hoje o canal CatMat – aprendendo e me divertindo – possui mais de 25 vídeos e, se depender do empenho da pequena aluna prodígio, vai crescer muito mais.