SAEA se prepara para a retomada com sistema de aulas inovador nos Colégios do grupo

03 ago 2020

Ainda aguardando as orientações das autoridades governamentais, a SAEA já se prepara para uma retomada, mesmo que parcial, das aulas presenciais. Para isso, o grupo, formado pelos Colégios Agostiniano Mendel e São José, em São Paulo, e Nossa Senhora de Fátima, em Goiânia, adaptou as suas estruturas. Para além da disponibilização de álcool gel, higienização e distanciamento das pessoas, todas as 327 salas também receberam novos equipamentos especiais que permitem a realização de um ensino híbrido com qualidade, possibilitando a transmissão ao vivo das aulas e a interação entre os participantes.

Assim, os alunos e alunas vão poder sentir que estão em suas salas de aula, ainda que estejam em casa. Para isso, foram instaladas câmeras de alta definição, uma para cada classe, atualização de computadores, aumento de banda de internet, além de outras pequenas reformas. Isso, aliado a estruturas que os colégios já possuem, como as lousas interativas e os sistemas de som das classes.

“Estamos proporcionando uma experiência completa de aula, mesmo que remota, inclusive fazendo perguntas ou escutando as dos amigos. Uma transformação completa do que tínhamos no começo desse ano e do que depois oferecemos com o fechamento dos colégios. Além disso, podemos proteger os professores, sobretudo os que estão nos grupos de risco, que vão poder dar as suas aulas de casa, com transmissão nas salas. Uma evolução tecnológica e estrutural muito importante. Mas entendemos que dessa nova maneira poderemos proporcionar, além da excelência no ensino que mantivemos nesse período de isolamento, mais acolhimento, algo que é tão importante para a SAEA”, explica Eduardo Flauzino, diretor-geral dos colégios da SAEA.

Os colégios do Grupo SAEA atualmente utilizam o Cisco Webex para as aulas remotas, que será mantido nessa nova fase. Segundo a instituição, esse é um dos sistemas mais usados no Japão e em outros países.