Com o advento da pandemia da COVID-19, a saúde mental tornou-se um assunto ainda mais em pauta. O aumento dos casos de ansiedade e depressão, crescente entre as crianças e adolescentes, impactou inclusive as escolas. Diante desse cenário, as instituições de ensino sentiram a necessidade de ampliar as discussões acerca do bem-estar psicológico de seus alunos e funcionários, assim como criar novas estratégias para atender às demandas existentes.
Podemos definir saúde mental como a capacidade de saber lidar com as emoções e as conciliar com as atividades e experiências rotineiras. Para tanto, é importante reconhecer os próprios limites e desenvolver a autoestima.
Isso porque, o bem-estar psicológico é tão importante quanto à saúde física, uma vez que possibilita ao indivíduo maior qualidade de vida e relações mais harmoniosas. Quando conectamos o tema às crianças e aos adolescentes, a escola assume um importante papel na identificação dos problemas e no desenvolvimento da estabilidade emocional.
O espaço escolar torna-se corresponsável por, em parceria com a família, desenvolver por meio da educação o equilíbrio emocional do indivíduo e, de acordo com a faixa etária, possibilitar o exercício das habilidades socioemocionais, autonomia e estratégias, buscando dar trato às situações desafiadoras e aos conflitos.
Os profissionais da educação precisam estar atentos para abordar a temática de forma cuidadosa e eficiente, fazendo com que os alunos criem uma imagem positiva de si mesmos, consigam manter um relacionamento saudável e respeitoso com os outros, além de saber lidar com os obstáculos do dia a dia.
Nos Colégios da SAEA, a proposta é a oferta de um ambiente acolhedor e seguro, tanto para os alunos quanto para as famílias. Por essa razão, em 2023, deu-se início a um novo projeto pedagógico em parceria com o LIV, Laboratório Inteligência de Vida, para tratar sobre inteligência emocional e saúde mental durante as aulas de Ensino Religioso. Além do material didático voltado aos alunos, as equipes pedagógicas têm recebido treinamentos sobre temas relevantes à saúde mental.
Desta forma, toda a comunidade escolar tem a oportunidade de discutir e aprimorar habilidades para resolução de problemas, boa convivência, e até prevenção ao bullying.
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