Câmara Municipal de Goiânia faz sessão especial em homenagem aos 85 anos da SAEA

17 dez 2019

Goiânia, dezembro de 2019 – A Câmara Municipal de Goiânia realiza sessão especial para homenagear os 85 anos da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência (SAEA), mantenedora do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima e da Creche Santa Rita de Cássia. José Florêncio Blanco Melon, presidente da SAEA, também foi homenageado com o título de Cidadão Goianiense.

Criada em 1934, a SAEA é uma associação civil sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública federal, com finalidade filantrópica e caráter beneficente, educativo, cultural e assistencial. Hoje mantém três colégios, quatro creches, dois restaurantes populares, uma casa de acolhida e muitas outras obras assistenciais em São Paulo, Campinas (SP), Guarulhos (SP), Bragança Paulista (SP) e Goiânia. São mais de 1.900 crianças atendidas gratuitamente, cerca de 46 mil refeições por mês servidas e 1.250 cestas básicas distribuídas mensalmente.

Desde 2006, a SAEA é presidida por José Florêncio Blanco Melon, espanhol radicado no Brasil há 34 anos. Formado em Filosofia e Teologia pela Universidade Pontifícia Comillas, em Madrid, José Florêncio esteve à frente das atividades da Paróquia de Nossa Senhora de Fátima por mais de 10 anos, onde fez muitos amigos e admiradores.

“A história da SAEA está ligada a Goiânia desde os seus primeiros dias. A comunidade de Goiânia sempre nos abraçou e acreditou no nosso trabalho. Sem essa comunidade, o trabalho nem existiria. Esse reconhecimento é muito importante para a SAEA, mostra que estamos no caminho certo. Nosso patrimônio são as pessoas que são atendidas pelas obras da Sociedade Agostiniana. Só podemos agradecer a todos e todas que sempre confiaram na gente”, afirmou José Florêncio.

 

 

O auditório da Câmara recebeu autoridades, paroquianos, colaboradores, pais, alunos e apoiadores do trabalho da SAEA, que prestigiaram a entrega do Diploma de Honra ao Mérito dado aos líderes da entidade e compartilharam um pouco de suas histórias com a Sociedade ao longo desses anos. A colaboradora Patrícia Lima, do Colégio Agostiniano Nossa Senhora de Fátima, emocionou a todos com a execução do hino nacional. A celebração, que ainda teve músicas religiosas, trouxe a união de todos os presentes em oração.

Ao receber o título de Cidadão Goianiense, José Florêncio Blanco Melon fez questão de deixar uma mensagem de reflexão, agradecendo a todas as demonstrações de carinho que a Sociedade Agostiniana recebeu ao longo dos anos.

“Essa homenagem que recebemos é fruto da coerência de todos desde a fundação dessa Sociedade. Esse é um compromisso permanente que assumimos em Goiânia e em todos os nossos projetos. Diante dessa tribuna, faço meu grito pela coerência. Ninguém dúvida que Nossa Senhora foi uma pessoa coerente. E tenho a plena convicção que ela será coerente na ajuda que estamos pedindo”, afirmou.