Festa Junina Solidária SAEA proporciona experiência diferente aos alunos e alunas da rede de ensino

08 jun 2020

As aulas continuam, mas a saudade do encontro presencial fica. Dos professores, dos amigos, dos eventos… e um dos momentos mais esperados para os cerca de 10 mil alunos e alunas dos colégios da rede da SAEA, formada pelos Colégios Agostiniano Nossa Senhora de Fátima (Goiânia), São José e Mendel (ambos em São Paulo), é o das festas juninas. Tradicionais, elas costumam receber cerca de 5 mil pessoas em cada um dos dias de evento. Neste ano, por conta da pandemia, o grupo de educação manteve a comemoração junina com muita música, bandeirinhas e toda a decoração característica, mas adaptado. E quem participar, além de ajudar uma boa causa, vai receber uma nova experiência de festa junina.

“Acolhimento é um dos principais pilares para a SAEA. É algo que está no DNA, nos nossos programas pedagógicos, nas ações e também nos eventos. Nosso trabalho dentro de sala de aula foi totalmente adaptado e conseguimos manter o nível de excelência que sempre tivemos, mas por conta dessa situação de pandemia, sabemos o quanto nossos alunos e alunas sentem falta do ambiente escolar. Por isso, resolvemos manter a nossa festa junina, trazer também um pouco desse convívio com os professores, a escola, mesmo que pelo sorriso de um olhar. Sabemos que faz toda a diferença para as crianças e adolescentes, além de contribuição que fazemos juntos para a sociedade”, explica Eduardo Flauzino, diretor-geral dos Colégios da SAEA.

No Colégio Agostiniano Mendel, o evento acontecerá entre os dias 23 e 26 de junho. Para evitar aglomerações ou problemas no trânsito e melhora a experiência de quem participar, cada sala tem um horário específico para ser atendida. E a festa junina pode ser curtida no carro, conforme as orientações de saúde. De dentro do carro, vai passar pelo circuito proposto, decorado conforme as tradições das festas, e receberá a prenda junina, além de poder fazer sua doação de agasalhos, kits de higiene ou alimentos não perecíveis.
Nos outros colégios da rede SAEA – São José, em São Paulo, e Nossa Senhora de Fátima, em Goiânia – a dinâmica será parecida. E esse evento também celebra o encerramento do semestre letivo.

Quem recebeu atenção especial também foram os alunos do 3ª ano do Ensino Médio. Nesse ano, a tradicional quadrilha será diferente. Para eles, a SAEA criou um filtro especial no Instagram, para que todos interajam de forma virtual e não esqueçam da importante data.

A expectativa da SAEA, que é uma entidade filantrópica sem fins lucrativas, é que sejam arrecadados 20 mil itens para a doação. Uma parte desse montante será enviado para as Creches Santa Rita (São Paulo), Santa Rita de Cássia (Goiânia), Santo Antônio (Campinas) e Santa Mônica (Guarulhos), que também fazem da Sociedade Agostiniana de Educação e Assistência e juntas atendem gratuitamente a mais de 2 mil crianças, muitas delas em situação de vulnerabilidade social.