O Projeto Lixo Zero Mendel e a BNCC

28 fev 2023

Faz parte do processo educacional a abordagem de temáticas contemporâneas, relacionadas ao cotidiano dos indivíduos e aos desafios intrínsecos da vida na sociedade moderna.

A BNCC refere-se às questões ambientais como de interesse coletivo e propõe que as instituições de ensino, levando em consideração sua realidade histórica e cultural e as características de sua comunidade escolar, insiram em seu currículo e proposta pedagógica, de forma transversal e integradora, esses temas contemporâneos que, de forma cada vez mais evidente, nos afetam em nível local, regional e global.

Na busca por desenvolver um projeto que viesse ao encontro da necessidade de gerar ações de intervenção, visando à melhoria da qualidade de vida individual, coletiva e socioambiental, foi criado, em 2021, no Colégio Agostiniano Mendel, o Projeto Lixo Zero.

O projeto teve início a partir da observação da grande quantidade de resíduos produzidos diariamente em um colégio com mais de 4 500 alunos. Seu objetivo principal é repensar hábitos de consumo e descarte, e promover mudanças de atitudes e comportamentos, visto que a premissa básica do Lixo Zero é a redução na geração, o máximo aproveitamento e correto encaminhamento dos resíduos provenientes de nossas atividades diárias.

O Projeto Lixo Zero traz um tema gerador que está relacionado a diversos temas contemporâneos transversais da BNCC, como a saúde, o meio ambiente, a ética e o consumo. Desta forma, o gerenciamento dos resíduos escolares permite-nos trabalhar, de forma simultânea, o tripé da sustentabilidade: ambiental, social e econômico, com os alunos desde a Educação Infantil, até o Ensino Médio.

Ao estimular a redução na produção de resíduos, com o incentivo ao consumo consciente, e à promoção da economia circular, com o envio dos resíduos recicláveis para a reciclagem e orgânicos para a compostagem, reduzimos a emissão de gases do efeito estufa, o que contribui diretamente para a diminuição do aquecimento global.

Desde a realização do diagnóstico inicial para entender o tamanho do desafio a ser enfrentado até a proposição de soluções e acompanhamento dos resultados, um grupo de alunos, em especial, vem sendo protagonista e participando ativamente de todo o processo, sendo considerados peças-chave para o sucesso do projeto. Esses alunos têm suas atividades baseadas em soluções de problemas. O trabalho em equipe e a busca por soluções norteiam os encontros e ações desse grupo, que acaba por impactar e estimular a participação não só dos demais alunos do colégio, mas também de professores e demais colaboradores.

Alunos, familiares e colaboradores já estão com novo olhar sobre seus próprios resíduos. Dentre os resultados já obtidos, tivemos um aumento do número de alunos e colaboradores realizando o envio de seus resíduos recicláveis para a coleta seletiva e compostagem em suas residências, e já observamos uma redução significativa do envio dos resíduos do colégio ao aterro sanitário.

A jornada rumo a tornar-se uma escola Lixo Zero é construída dia a dia e depende da ação de cada aluno, de cada colaborador. É urgente a necessidade de repensarmos os atuais e insustentáveis hábitos de consumo e descarte de resíduos, desenvolvendo a cultura do cuidado e da responsabilidade compartilhada, em detrimento da cultura do descarte e do descaso.